Arquivos

Fotos e vídeos produzidos durante a pesquisa para Afro-Sampas. Registros de performances, shows, aulas eensaios. Nosso caderno de campo audiovisual e colaborações de antropólogos-fotógrafos.

Catadores

Performance do congolês Shambuyi Wetu, “Cadeia inconsciente”, com música de Yannick Delass, no Aparelha Luzia, São Paulo, 24 de junho de 2016

Link para o vídeo [PT-BR] Link para o vídeo [EN]

O Mar, um cemitério

“Seria a água do mar doce antes das lágrimas da Mama África serem derramadas em nome dos filhos perdidos?”.

Performance do congolês Shambuyi Wetu, São Vicente, agosto de 2018.

Link para o vídeo

Bagagem

“O país recebe o corpo do imigrante, não sua bagagem”. Performance do congolês Shambuyi Wetu no VII Forum Social Mundial das Migrações, São Paulo, julho de 2016

Link para o vídeo [PT-BR] Link para o vídeo [EN]

 

Biliwe + Não à guerra do Congo

O músico congolês Yannick Delass canta Biliwe e seu conterrâneo Shambuyi Wetu realiza a performance “Não à guerra do Congo”, no 1º Festival do Dia Internacional do Refugiado, 19 de junho de 2016, São Paulo.

Link para o vídeo [PT-BR]  Link para o vídeo [EN]

 

Lenna 

Em entrevista, a música moçambicana Lenna Bahule comenta sua trajetória e se apresenta com o Bahule Quartet no Museu da Imigração em São Paulo, março de 2016.

Link para o vídeo

Tlanglano

Performance do dançarino moçambicano Vasco Antônio Sitoe, da Associação Cultural Hodi, com música de Fernando Tito Sitoe e Lenna Bahule, em Maputo, fevereiro de 2017.

Link para o vídeo

Associação cultural Hodi (com Lenna Bahule)

Associação Cultural Hodi, formada por músicos e bailarinos de Maputo, que conhecemos nas filmagens de Woya Hayi Mawe – Para onde vais?, com a moçambicana Lenna Bahule, em fevereiro de 2017.

Link para o vídeo

 

Anitché Brasil-África

O músico brasileiro Chico Saraiva recebe Edoh Amassize e Sassou Espoir Ametoglo, do Togo, Yannick Delass e Shambuyi Wetu, da República Democrática do Congo. Encontro promovido pelo projeto Afro-Sampas, São Paulo, setembro de 2016.

Link para o vídeo

 

Gravana

Composição do músico congolês e são-tomense Yannick Delass, com participação do percussionista togolês Edoh Fiho Amassize e do guitarrista brasileiro Le Andrade, na primeira edição do projeto “Congo Ancestral” , no Al Janiah, em São Paulo, outubro de 2016.

Link para o vídeo

Sinto-me latido

Um dueto com o poeta declamador angolano Ermi Panzo e o músico congolês e são-tomense Yannick Delass, na 1a. edição do projeto “Congo Ancestral”, Al Janiah, São Paulo, outubro de 2016.

Link para o vídeo

Grupo Esperança – Festival GRIST

Apresentação do grupo Esperança, do Togo, I Festival de música de refugiados e imigrantes sem teto de São Paulo. Largo da Batata, São Paulo, dezembro de 2015.

Link para o vídeo

 

Masese ao Vivo

Yannick Delass e banda apresentam Masese no evento Território Artístico Imigrante, Praça Coronel Fernando Prestes, São Paulo, fevereiro de 2017

Link para o vídeo

 

Grupo Esperança – Fábrica de Cultura

Apresentação do grupo Esperança, do Togo, no II Festival Coletivo # MúsicaParaTodos, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. São Paulo, março de 2016.

Link para o vídeo

Do Togo ao Brasil

Ensaio fotográfico

Por: Sylvia Caiuby Novaes, professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo

Descrição: Workshop de música e dança realizado por artistas do Togo na ocupação do Hotel Cambridge, em São Paulo, em 2016. Publicado na revista Ponto e Vírgula:

Link para o artigo

Ver galeria

Grupo Maobé em performance

Ensaio fotográfico

Por: Rafael Hupsel, fotógrafo e educador com formação em antropologia visual

Título: Maobé (Sesc Vila Mariana)

Vídeo da apresentação do grupo Maobé (Togo e Brasil) no Sesc Vila Mariana, junho de 2019.

Link para o vídeo

Ver galeria