O site Afro-Sampas é o ponto de encontro de um universo que fomos descobrindo nas ruas, palcos e espaços culturais de São Paulo: uma nova presença musical e artística africana, que cria espaços de atuação, constrói relações com a cena musical paulistana, e provoca o público a ampliar sua visão e audição, reconhecendo a diversidade criativa de um continente.

Nos últimos anos, o Brasil recebe uma corrente migratória inédita, que tem transformado a nossa paisagem cultural. Desde 2016, temos acompanhamos alguns destes imigrantes e refugiados africanos, em especial, músicos e artistas que tem buscado espaços de atuação profissional na cidade de São Paulo.

Brincando com o nome do álbum de 1966, em que Baden Powell “carioquizava” o candomblé com os Afro-sambas que compôs com Vinícius de Moraes, batizamos este projeto de investigação da diáspora criativa africana de Afro-Sampas.

Aqui, reunimos os filmes que fizemos com os artistas africanos em seus encontros com a cena paulistana – Tabuluja (Acordem!), Woya Hayi Mawe – Para onde vais? e Afro-Sampas; artigos e ensaios fotográficos e audiovisuais; e um arquivo de sons e imagens, com registros de shows, performances, entrevistas e clipes com os artistas pesquisados.

Apresentamos também os artistas e pesquisadores que tecem esta cena, africanos em São Paulo, vindos de países como a República Democrática do Congo, Moçambique, Angola, Togo, São Tomé e Príncipe, brasileiros que moram em Sampa, um inglês que vive na Itália. Senegaleses e congoleses que vivem na Inglaterra e burquinabeses na Itália integram de forma desviante a rede da diáspora criativa que fomos seguindo nos últimos anos.

Afro-Sampas é resultado do projeto “Fazer musical e patrimônio cultural africano em São Paulo”, desenvolvido junto ao Projeto Temático Fapesp “O musicar local: novas trilhas para a Etnomusicologia (2016/05318-7), e conta com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo por meio do 5º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão.

Realização

Apoio

LISA
fapesp_1
logo_prceu_2
180313_Santander_Universidades_Master